30 de agosto de 2007

O medo de agosto

O mês de agosto é o mais marcado pela supersticiosidade no mundo.


a) Origem: Foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto, em homenagem ao imperador Augusto. Na época, o imperador estava logrando grandes vitórias, destacando-se entre elas a conquista do Egito e a sua elevação a cônsul. No entanto, foi entre os romanos que o mês de agosto começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente o porquê. O que hoje sabemos é que os romanos acreditavam na existência de um dragão gigantesco e terrível que, durante o mês de agosto, passeava pelo céu cuspindo fogo pelas narinas. Posteriormente, a superstição foi explicada: tratava-se da constelação de Leão nos céus do hemisfério norte naquele período do ano.


b) Ressurgimento em Portugal: O medo de agosto ressurgiu em Portugal no período das grandes navegações. As mulheres portuguesas não casavam nunca no oitavo mês, porque era nessa época que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Portanto, casar em agosto significava ficar sozinha e às vezes sem lua-de-mel. Algumas jovens senhoras ficavam viúvas.


c) No Brasil: Com a colonização do Brasil pelos portugueses, essa superstição chegou ao continente americano e se espalhou. Daí o dito popular “Casar em agosto traz desgosto”.


d) Na cultura africana: A cultura africana também demonizou o mês de agosto. Até hoje, o chamado “dia em que o Diabo anda solto”, e que nos candomblés brasileiros é o dia de todos os exus, é 24 de agosto.


e) Na América do Sul: Em alguns países da América do Sul, houve variações, frutos da má fama do mês combinada com ocorrências locais coincidentes. Na Argentina, por exemplo, muitos não lavam a cabeça em agosto porque acreditam que isso chama a morte. Há também as razões climáticas. Em muitos países, acredita-se que as assombrações, fantasmas que gemem e arrastam correntes, almas penadas que balançam as redes de quem dorme e outras coisas similares acontecem em agosto, porque este é o mês do frio e da ventania. Agosto também é o mês do “cachorro louco”.


f) Na França: Cada país tem lá os seus motivos. Na França, o mês é malquisto porque em 24 de agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que tirou a vida de dezenas de milhares de pessoas.


g) Na Polônia: Na Polônia, ele desperta antipatia porque em 14 de agosto de 1831 os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente.
h) Em Marrocos, Camboja e outros: Em Marrocos, a explicação é que em 14 de agosto de 1844 a França invadiu o país. Em Camboja, porque em 11 de agosto de 1863 a França tomou a nação. Na Alemanha, em 3 de agosto de 1932, Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor. Na China, em 8 de agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim, derramando muito sangue. No Japão, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas. Aliás, a Europa, de forma geral, ficou traumatizada com agosto porque foi neste mês que tiveram início tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra Mundial. A guerra entre Paquistão e Índia começou em agosto de 1965.



Baseando-me em todos estes fatos e crenças nunca tive problemas com o mês de agosto até porque nasci neste mês tão conhecido como o mês do cachorro louco e ainda por cima canhota o que origina aquela velha frase que eu odeio “ela é canhota é contra Deus”, e deves em quando faço aniversário em uma sexta feira treze, pode parecer bizarro mas não ligo para nada disso até porque não sou supersticiosa e mesmo fazendo niver em plana segundona este mês foi de arrepiar os cabelos, tudo que tinha para dar errado deu, no trabalho, em casa, a emprega tudo deu “zica”literalmente.
Meu queridíssimo marido esqueceu a data, pra piorar fui ao blog do Marcondes e descobri um triste fato o Fidel Castro nasceu no mesmo dia que eu (que merda!), tudo bem que meus pais se conheceram em uma greve de sindicatos em São Paulo, papito foi preso no regime militar, mamãe é Lulista de carteirinha (então não discuto política com ela nem a força), mas me parir no mesmo dia, é demais pra mim.
O meu pimpolho mais novo adoeceu lá se foram quinze dias sem dormir, porque criança só doe alguma coisa à noite quando um melhorou o outro adoeceu, Dena meu anjo lá em casa me caiu de moto uma semana de molho, ligo para a minha irmã me emprestar às duas mãos, e tive que mandar fazer um exame de gravidez na moça, despedida do namorado apos três anos os pombinhos resolveram se separar e deram uma de despedida e eu quase virei tia, o exame deu negativo mas o susto foi grande.
Não consegui terminar de ler O Ultimo Teorema de Fermat, nem escrever uma linha sequer para o blog a mente estava bloqueada e a conta corrente zerada, quando se tem filho ao invés de sair com uma ficha do hospital deveria ser com um aviso se teu filho adoecer você esta F...... Pra piorar o pimpolho tem alergia a corantes então tenho que morrer nas marcas famosas, genéricos nem pensar, a cada ida na farmácia nada menos de noventa reais e mais cinco injeções no bumbum um umidificador de ar, que o ar esta enfumaçado, irrespirável.
Uma louca resolveu dar show onde trabalho e adivinha quem foi à escolhida para isso? Euzinha aqui, o vontade de pular no pescoço da tida cuja, recitei o mantra “o cliente sempre tem razão” contei até 10 já estava nos 1000 e nada resolveu, respirei ...respirei fundo... E não aquentei soltei o cachorro nela, mulher folgada, vá gritar com outra. Pronto arrumei mais confusão ela quis conversar com o meu chefe, ainda bem é uma pessoa sensata e conhece a fama de louca da senhora em questão. Mas a cretina hoje me liga para vender bolão. É tem meta para cumprir! E lembrou do chefe da idiota aqui, e com toda satisfação esperei ela falar o valor de todos os bolões, o premio acumulado, ouvi uns cinco minutos e disse um NÃO bem grande e elegante e claro não passei a ligação. Morra pra lá infeliz!
No dia da louca, tudo que quero é o aconchego do meu lar, quando chego em casa o vizinho resolveu limpar o quintal, jogou em propriedade alheia e vazia e não pensou duas vezes tocou fogo, quando eu vi aquela fumaça toda indo em direção a minha casa, corri estiquei a mangueira, enchi o balde com água e apaguei tudo, descasquei o rapaz em impropérios a vizinhança saiu para ver, um barraco homérico, uma baixaria horrível mas ninguém colocou fogo em mais nada.
Esta noite foi tudo em paz, tão em paz que acordei às oito horas da manhã e claro atrasada para o trabalho.
Pra dizer que nada deu certo consegui dar uma fugidinha do trabalho mais cedo e fiz inscrição pro provão, chega toda vez que discuto algo com a minha irmã ela diz: _Você não sabe disso só fez até a oitava série. Fico com vontade de esmurrar a magrela mas ela no fundo tem razão.Espero que o mês de setembro esteja mais calmo porque nesta correria toda o regime foi pro espaço e pra piorar veio frente fria e me afundei no chocolate quente e voltou o dois quilos perdidos, mas recomeço tudo de novo se não tiver um treco antes.
Puts Desabafei!!!!!!!!

9 comentários:

Blog do M@rcondes disse...

Para teu consolo, numa madrugada dia 13 de agosto de “1900 e antigamente”, ou 1900 e “guaraná de rolha”, ou ainda “1900 e TV preto e branco” e por aí a fora, o frio era tão intenso que sai na porta casa e caia urso polar, caia pingüim, tudo estava branquinho. Parecia que haviam pulverizado tudo com farinha de trigo e a terra havia sumido. E eu segui a pé, como se tivesse fumando, sim por que no inverno aqui no sul, a respiração das pessoas confunde e faz a gente pensar que todo mundo fuma, até os animais. É só olhar para o lado e a gente vê cachorro fumando, um cavalo baforando e uma vaquinha viciada, soltando uma fumaceira pelo seu narigão. Mas esse colorido é para dizer que quase não havia dormido e que tive que andar quebrando gelo por aproximadamente duas quadras até uma casa que “tinha telefone”, (Ontem vi um programa partidário se queixando das privatizações). Acordei os donos e liguei para meu pai que tinha carro vir buscar minha mulher e duas horas depois nasceu, (de 7 meses) minha filha. Portanto, todos os meses têm suas mazelas, mas agosto meu deu um presente... E pelo visto para os teus pais também, aliás, quem disse que não nasce Rosa em agosto?. Abraços, agostina!!!Hehehe!

Ricardo Rayol disse...

Baita desabafo rs... essas crendices tem origens muito malucas.

Anônimo disse...

Oi rosa, seu blog esta nota 10. peço desculpa porque voltei. deu saudade. beijão

Anônimo disse...

OLá, novamente seu blog esta uma delicia, informação e senso de humor ao descrever as dificuldades que passou no mês de agosto. Agora quanto a questão da 8ºsérie, você tem muito mais cultura que muitos universitários. Abraços

Ver para crer disse...

"Quem casa em Agosto casa sem gosto" é um ditado popular.
Decerto fruto dessas crenças.
Para mim todos os meses são bons e esse é especial pois é quando posso ter uns dis de férias.

Anônimo disse...

Oie!!
Boa semana pra ti!
Bjoca

Anônimo disse...

Menina... qta coisa estranha te acontece... acho que é o inferno astral rsrsrs tb sou de agosto e me aconteceram mil coisas tb... mas é assim mesmo... agora veja pelo lado bom... agosto é o mes de aniversario de muitas celebridades.. incluindo vc e eu rsrsrs beijo blue

http://conversadelevador.blogspot.com
http://nabolsadamulher.blogspot.com
http://adcorpuss.blogspot.com

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk...ri muito qdo vc falou do seu nascimento e como seus pais se conheceram...kkkkkkkk... gostei dessa coisa historica do mes de agosto eu não sabia... pior para quem faz niver em setembro...pois aí o inferno astral vai pro mes de agosto tb...meu mes de inferno astral começou neste mes de setembro...buaaaaaaa... e vc ainda não considera o mes de agosto meio assim assim??? eu não sou superticioso...mas fiquei com medo do proximo ano...beijossssssss

http://conversadelevador.blogspot.com
http://vidacretina.zip.net
http://adcorpuss.blogspot.com

Anônimo disse...

Can I print this out to use in my class?