18 de setembro de 2007

Ítaca


Quando você partir, em direção a Ítaca,

que sua jornada seja longa

repleta de aventuras, plena de conhecimento.


Não tema Laestrigones e Ciclopes nem o furioso Poseidon:

você irá encontra-los durante o caminho,

se o pensamento estiver elevado, se a emoção

jamais abandonar seu corpo e espírito.

Laestrigones e Ciclopes, e o furioso Poseidon

não estarão em seu caminho

se você não carregá-los em sua alma,

se sua alma não os colocar diante de seus passos.



Espero que sua estrada seja longa.

Que sejam muitas as manhãs de verão,

que o prazer de ver os primeiros portos

traga uma alegria nunca vista.

Procure visitar os empórios da Fenícia

recolha o que há de melhor.

Vá às cidades do Egito,

aprenda com um povo que tem a ensinar.


Não perca Ítaca de vista,

pois chegar lá é seu destino.

Mas não apresse os seus passos;

é melhor que a jornada demore muitos anos

e seu barco só ancore na ilha

quando você já estiver enriquecido

com o que conheceu no caminho.


Não espere que Ítaca lhe dê mais riquezas.

Ítaca já lhe deu uma bela viagem;

sem Ítaca, você jamais teria partido.

Ela já lhe deu tudo, e nada mais pode lhe dar.


Se, no final, você achar que Ítaca é pobre,

não pense que ela o enganou.

Porque você tornou-se um sábio, viveu uma vida intensa,

e este é o significado de Ítaca.


Konstantinos Kavafis (1863-1933)


Ganhei um livro, que por sinal detestei, a história é horrível, nas primeiras paginas tem este poema belíssimo o que compensou .

13 comentários:

Blog do M@rcondes disse...

Não sei por que mas este poema me lembrou o nosso Manoel Bandeira e o o seu VOU-ME EMBORA PRÁ PASÁRGADA
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Blog do M@rcondes disse...

Esqueci, um abraço!

Poeta Đa Lua disse...

eu tenho este poema de 'manoel' como um presente... aliás, foi um presente que ganhei... quem me deu não me falou o porquê.
beijo-te, até...

Anônimo disse...

Meu amigo Marcondes há dias que realmente da vontade de ir para Pásargada. Abraços


* Poeta da lua obrigada pela visita, amiga beijo-te.

Anônimo disse...

Eu tb não gostei do livro Memórias Postumas de Brás Cubas no começo mas era tão doido que no final amei...há livros que são chatos, mas o escritor é genial que tudo fica de certa forma bom.Beijuuuss

Vai dar certo! disse...

Oi Rosa, estou passando aqui para retribuir sua visita ao meu blog. Seja muito bem vinda por lá!
Adorei o poema. O livro não faz referência sobre de onde ele vem?
POis tbm lembrou o estilo de Manoel bandeira.
Não perderei Ítaca de vista. =D
BJus

Ácido Cloridrix HCL disse...

TENS QUE LER OSHO,,, É BRILAHNTE,,, COMO TU!!!!
HCL

Anônimo disse...

Ítaca é uma leitura maravilhosa que eu nunca fiz, nem vou fazer. Cada linha é uma deliciosa surpresa. Aposto que esta obra é muito grande. Pena que eu seja um cara sensível e enjoe no mar.

Ácido Cloridrix HCL disse...

Ora viva,,, O nosso dicionário do sexo tem um novo tema, “Impotência”, gostaria imenso de ter o teu sábio comentário sobre a matéria,,,,, obrigado, HCL

Luc disse...

Eu tive muita dificuladade em ler a Odisséia e a Ilíada...Foram várias tentativas e por fim consegui, não me arrependi do esforço.

Ricardo Rayol disse...

as vezes isso acontece, no meio do pó um brilhante

Blog do M@rcondes disse...

O teu último post fiou sem possibilidade de comenta, mesmo assim sugiro que "passe o laso hehehe na tua amiga". Em tempo, fiquei sem computador, sem internet graças a uns "vorúzinhos básicos". Consegui uma máquina agora a noite e amnha a minha ficará legal.E Abraços!

Renato Tavares disse...

Paulo coelho
rsrsrs